Universal

Importação, Exportação
e Comércio LTDA

A Universal foi fundada em 1967 com o objetivo de fornecer peças de viaturas militares para o Exército Brasileiro. Seu fundador, Sr. Manuel Gonçalves Cardoso de Ávila, foi durante vários anos funcionário do governo dos Estados Unidos e encarregado de receber todo o material bélico procedente daquele país, distribuindo-o pelas Unidades Militares a que se destinava. Adquiriu nesse período vasto conhecimento na área, tendo excelente relacionamento com os Comandantes das Unidades Militares e recebeu várias condecorações, outorgadas pelo Ministério do Exército. Passou a fornecer material bélico para todos os órgãos militares e, mais tarde, materiais diversos para órgãos públicos em geral e empresas estatais.

Em 1992, passou à exportação de peças sobressalentes para viaturas de combate fabricadas pela extinta ENGESA.

Em 1996, a Universal inaugurou a sua divisão industrial.

Entre junho de 1996 e setembro de 2000, a empresa adquiriu da falida ENGESA em leilão público todo o estoque de veículos, máquinas, equipamento, ferramentas especiais e mais de 30.000 itens diferentes que estavam nas fábricas de São Paulo e Salvador, onde caixas de transferência, caixas de descida, boomerangs e canhões de 90 mm para Cascavel e Urutu eram produzidos.

Instalações

Possui loja e sobreloja, ocupando uma área total de aproximadamente 1.400m².

O depósito é constituído de lojas especiais para o armazenamento de suprimento de alta segurança e peças para viaturas militares. Possui ainda dois outros depósitos, em locais diferentes.

Apoio Técnico e Industrial

A Universal possui uma divisão industrial, para fabricação de peças para veículos militares, assim como peças de armamento.

Representações

A empresa representa diversas companhias estrangeiras do ramo de armamentos e munições, assim como da área de comunicações, equipamentos de visão noturna, veículos militares, equipamento naval e aeronáutico.

Estrutura de Comercialização

Pelo excelente conceito de que desfruta como fornecedora de órgãos públicos, principalmente as Forças Armadas, a Universal está amplamente habilitada a fazer qualquer espécie de fornecimento.

Suas instalações adequadas e estrutura de organização também lhe habilita a assumir a representação de empresas nacionais e estrangeiras.